logo
página inicial   Empresa   Corpo Técnico   Soluções   Tecnologias   Clientes   Fale conosco

 
 

Currículo resumido do principal responsável técnico da UNION:

 
 
WALDO ARAUJO RUSSO é o fundador e principal executivo da UNION, aonde desenvolveu serviços de consultoria para empresas como CpQD, Petrobras, Telemar, IBM - GSI, COMSAT, GlobalOne, Horizon Cablevision, Vicom e Linksat, entre outras, nas áreas de comunicações via satélite, comunicações sem fio (wireless) e TV a cabo.

Atuou como Diretor Técnico da RACIMEC ELETRÔNICA E SERVIÇOS S/A, empresa operando no segmento de captura de transações eletrônicas sem fio, alugando terminais WPOS (ponto de venda sem fio) e desenvolvendo aplicações customizadas de comercio eletrônico.
Foi Diretor de Telecomunicações da RACIMEC Informática Brasileira S.A., responsável pelo projeto, implantação e operação de uma rede de Telecomunicações de sistemas lotéricas on line, a primeira rede WAN wireless implantada no Brasil, empregando tecnologia VSAT no backbone e radio enlace terrestre como solução de última milha.

Foi um dos pioneiros da VICTORI Comunicações (VICOM) e, em oito anos atuando como Gerente de Sistemas da empresa ajudou a torná-la uma das principais companhias de consultoria e prestação de serviços do Brasil. Lá, foi responsável por projetos e dimensionamento de redes de comunicações (via satélite, microondas e fibra óticas) análise de desempenho de sistemas, estudo e avaliação de novos serviços, atuando como gerente de projeto de importantes programas, tais como o primeiro sistema brasileiro de rádio chamada de abrangência nacional, o sistema militar de comunicações via satélite na banda X do EMFA e o CLASS (Companhia Latino-Americana de Serviços via Satélite), o primeiro sistema privado de serviços Satélite do Brasil.

Fez parte durante 15 anos do corpo técnico e gerencial da Embratel, aonde foi responsável pela interface com organizações internacionais como a INTELSAT – aonde foi membro por sete anos do Comitê Consultivo em Assuntos Técnicos da Junto de Governadores da Organização (BG/T - Board of Governors Advisory Committee on Technical Maters) – INMARSAT e ITU. Na Embratel desenvolveu ainda estudos econômicos e técnicos para a implantação de facilidades de comunicações via satélite no país, atuando como gerente de projeto de diversos programas.
Foi membro do grupo de especialistas criado pela Embratel para projetar e implementar sua primeira geração de satélites para comunicações domésticas.

É também o presidente do capítulo do Rio de Janeiro da Communications Society do IEEE, membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) e membro da CBC 9 (Comissão Brasileira de Comunicações 9, Grupo de Estudos 4 da UIT-R), criada pelo Minicom para estudar e debater as questões de Serviço Fixo via Satélite propostas pela a UIT e assessorar a posição da administração brasileira junto àquela Organização.

Membro ainda da SSPI (Society of Satellite Professionals International), e da SCTE (Society of Cable Telecommunications Engineers).

É formado em Engenharia de Telecomunicações e pós-graduado em Sistemas de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), além de Mestre em Ciências na área de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia.
 

 

       
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434, BL4, sala 211
Rio de Janeiro, RJ - 22640-102 - Brazil
Tel. - Fax: +55 21 3431-3802
Celular: +55 21 9984-6974
E-mail: waldo.russo@union.eng.br