PAINEL NAVIOS AUTÔNOMOS
Neste painel, o sócio gerente e responsável técnico da UNION, Engenheiro Waldo Russo a palestra “NAVIOS AUTÔNOMOS – COMUNICAÇÃO E CONTROLE”.
Um breve histórico do desenvolvimento da automação no tráfego marítimo comenta a evolução desde a propulsão mecânica, seguindo pela produção em massa de embarcações e controle computadorizado dos sistemas de navegação, até o presente momento, a era do Transporte Marítimo 4.0, com o conceito de Navio Autônomo. O núcleo deste conceito é um navio completamente não tripulado, pelo menos em partes da viagem, para não ameaçar a confiabilidade da navegação marítima.
A confiabilidade será alcançada minimizando a possibilidade de erro humano, que tem sido reconhecido como o maior risco para acidentes de trânsito no mar. Aproximadamente 75% dos acidentes são causados por erro, humano, geralmente consequência de cansaço ou stress.
São apresentados os requisitos técnicos básicos e os desafios associados ao desenvolvimento de navios autônomos, sejam sistemas de controle avançado, sejam sensores confiáveis e sua integração com os sistemas de controle. Além disso, deve ser considerado o desenvolvimento e implantação de nova infraestrutura em terra.
Os resultados esperados com a automação das embarcações, em termos de eficiência energética, redução de riscos, minimização de impacto ambiental, aumento de eficiência no transporte de cargas marítimas e outros, são debatidos qualificados e quantizados.
No tema conectividade, são discutidos os sistemas espaciais hoje disponíveis e em desenvolvimento para o futuro próximo (GEO, com Inmarsat Fleet Xpress e GX, e outros sistemas HTS geoestacionários, MEO, com O3b e LEO como Iridium Next e Globcomm, OneWeb, LeoSat, etc.).
A apresentação conclui com cronograma geralmente aceito para a implantação de sistemas autônomos até 2035, bem como com a discussão sobre fatores críticos que podem ameaçar este cronograma, dos quais se sobressai a vulnerabilidade dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite System) disponíveis hoje.
Clique em https://youtu.be/J-UnQ1BKmdg para ver o vídeo da apresentação.